Juventude e parceiros preparam a inédita Feira do Estudante e Empreendedorismo

quarta, 01 de junho de 2016

foto

Visando a realização da 1ª edição da ‘Feira do Estudante e do Empreendedorismo’ foi realizada nesta quarta-feira (01/06), no Centro de Artes e Esportes Unificados ‘Professor Samoel Brondi’, na zona leste de Presidente Prudente, reunião com representantes e parceiros do evento.

Na oportunidade, estiveram presentes representantes do Centro Universitário Cesumar (Unicesumar), Empresa Júnior de Estatística (EJEST), Empresa Geoambiental Junior, Empresa Performance Junior, Faculdade de Presidente Prudente (FAPEPE/UNIESP), Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente (FATEC), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (INTEPP), Liga das Empresas Juniores, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Toledo Prudente Centro Universitário, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e Universidade Estadual Paulista (UNESP).

A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Presidente Prudente, através do apoio do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ e sob a responsabilidade da Coordenadoria da Juventude, órgão vinculado ao Gabinete do Prefeito. A realização da feira, cuja duração total é de três dias, ocorre na Praça da Juventude e Longevidade ‘Lucas Nalini Paschoalin’, na Cohab, das 19h às 22h no dia 22 e das 9h às 22h nos dias 23 e 24 de junho.

Estará disponível no local, uma sala com TV para 30 alunos, um laboratório de informática com 12 computadores, um salão com 300 cadeiras, um palco com som e estruturação, duas tendas de alimentação e 20 tendas com carpete.

Segundo o Coordenador da Juventude, Juliano Borges, a ideia é que os parceiros participem ao máximo e que o evento cresça nos próximos anos. “A ideia é que mostrem o que tem de melhor. Queremos ter uma estrutura organizada com um ótimo conteúdo voltado não só aos jovens estudantes, mas ao público em geral. Nós começaremos pequenos, mas nossa ideia é crescer. Quem sabe mais pra frente, a feira se torne algo grandioso e chegue a ser referência para o Estado de São Paulo e Brasil”, diz.

Durante o encontro, foram debatidos diversos assuntos, dentre eles a estruturação da ação, as atividades voltadas para o público e a participação dos parceiros. Serão ofertados a população, workshops, exposições culturais e apresentações.

Ainda em elaboração, a programação já conta com três nomes de peso para falar durante o evento. No dia 22, a palestra é com Gustavo Fuga, CEO da 4You2 e finalista do Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo; seguido por Flavio Estevam, finalista do Prêmio Spark Awards da Microsoft de 2013 e criador do site namorofake.com.br que falará ao público no dia 23; e, por fim, Guto Ferreira, CEO do Confia, banco de microcréditos, será o último a ocupar a plenária final no dia 24 de junho, sempre às 20h. Haverá ainda a o lançamento da parceria com o Instituto Mauricio de Sousa e Confia que distribuirá mais de 50 mil exemplares do Gibi de Turma da Mônica com o tema ‘Semeando Empreeendedorismo’, uma parceria do Governo da cidade com o instituto Mauricio de Souza.

Também foram apresentados aos representantes os concursos e oficinas realizadas pela Coordenadoria da Juventude. Dentre eles, os concursos de Desenho, Redação e Monografia, e Prêmio ‘Meu Primeiro Impulso Jovem - Meu primeiro negócio’, que serão lançadas nos próximos dias, com inscrição gratuita e feita de maneira online. Também haverá a premiação para os vencedores da 1ª edição das Olimpíadas de Matemática da Juventude.

O gerente da Intepp, Luís Isique, afirma que evento que fomente o empreendedorismo é de essencial importância. “Um fator predominante é a mudança da cultural, daquela cultura mais empregadora para virar uma cultura mais empreendedora. E além disso, fomentar os jovens’, conta.

Ocorre no próximo dia 9, um novo encontro para fechar a programa oficial do evento com a sugestões dos parceiros. Na oportunidade, os mesmos apresentarão suas propostas e atrações voltadas à comunidade.

A expectativa é que compareçam cerca de três mil alunos por dia ao evento. Serão colocados à disposição, por parte da Coordenadoria da Juventude, ônibus e agendamento.

(Colaboração – Gabriel Lanza)

Fonte:Secretaria Municipal de Comunicação

Tags