Manifestações culturais de Hip Hop do Circuito Batalha do Vale tem início neste mês
quinta, 09 de junho de 2016
Visando disseminar a cultura do rap e do hip hop em Presidente Prudente, dialogar com os jovens e agregar valores sociais à comunidade, tem início neste mês o Circuito Batalha do Vale, espetáculo musical de rua com intensa participação popular baseado em uma disputa de Mc’s e apresentações de grupos de Rap locais e regionais.
A ação, que se estende até novembro, ocorrendo uma vez por mês, é uma iniciativa da Prefeitura, através do apoio do prefeito Milton Carlos de Mello 'Tupã' e sob a responsabilidade da Coordenaria da Juventude, em parceria com parceria com a Equipe do Batalha do Vale e o apoio do Coletivo Cultural Galpão da Lua. De acordo com o coordenador da Juventude, Juliano Borges, "é importante incentivar os jovens para que dentro do seu contexto e da sua atividade ele seja bem sucedido. E somar forças com essa galera no sentido de dar condições para que novos talentos surjam em nossa cidade", disse.
Segundo o parceiro Gabriel Silva de Avila, o evento fomenta a formação e o desenvolvimento de Mc's no Oeste Paulista. 'É um processo amplo de formação de Mc’s, e cumpre uma lacuna profissional na região. Além disso, é importante para a formação de público, ou seja, os profissionais envolvidos serão beneficiados diretamente', diz ele.
Ao todo, serão seis apresentações, que ocorrerão sempre das 18 às 22h, em diversos locais da cidade. São eles: Praça da Juventude e Longevidade ‘Lucas Nalini Paschoalin’, na Cohab (24/06); Praça do bairro Morada do Sol (31/07); Praça do Conjunto Habitacional João Domingos Netto (28/08); Praça da Juventude ‘Jaime Barbosa de Moura’, no Humberto Salvador (25/09); Praça da Juventude ‘Francisco Vinha’, no Ana Jacinta (30/10); e, por fim, Praça do Vale, no Parque do Povo (27/11).
O processo da disputa é simples. Um apresentador inscreve e sorteia duplas de participantes Mc’s, que farão um duelo rimado e ritmado por um Dj. Após a disputa, o público é quem julga o melhor discurso feito de improviso. Assim, os Mc’s vão disputando até a final.
“Além das apresentações, temos uma ideia de premiação. Nossa proposta de premiação é para os três primeiros lugares, com valores e ser definidos. E além das batalhas, acontecerão apresentações de Rap nos encontros”, emenda Avila.
Por fim, conta que o rap tem uma imagem ruim, mas que se concretizou como forma de opinião. “O Rap é um estilo de música que faz parte do movimento Hip-Hop, mas, no Brasil, está mais associado em favelas e periferias. O estilo em certo tempo foi associado à criminalidade, mas com o decorrer dos anos, foi identificado como um estilo forte que associa protesto em forma de música”, encerra.
Serviço - Para mais informações a respeito do evento, entrar em contato com a Coordenadoria da Juventude através do telefone 3903-0457.
(Colaboração - Gabriel Lanza)
Fonte:Secretaria Municipal de Comunicação